terça-feira, 11 de outubro de 2011

Oficinas









Os assuntos se acumulam. Neste post abro um espaço para falar das oficinas que ocorreram em Boa Vista, Tersina e Floriano. É sempre bom este momento de repasse em que podemos mostrar por outro ângulo o trabalho que realizamos. Se por um lado 8 horas é muito pouco tempo para que possamos ter algo de verdadeiramente consistente em relação a todo conteúdo relativo ao teatro de bonecos, por outro lado 8 horas corridas, mesmo com um intervalo, é muito tempo e por mais movimentada que seja a oficina percebo que em determinado momento, o nível de assimilação vai caindo.

É interessante notar que algumas vezes o nível de expectativa para estes encontros é muito alto. Parte dos integrantes de cada grupo esperam mais do que seria possível em 8 horas. Costumo dizer que essas oficinas tem como objetivo despertar o interesse para o teatro de bonecos, e alertar que esta arte exige dedicação e muito esforço, que as conquistas nesta área não acontece por mágica.
Pude perceber um pouco de frustração misturado com fascínio que os bonecos exercem.
A descoberta de que é praticamente impossível construir um boneco bonito e bem acabado numa oficina de 8 horas causa uma sensação estranha àquele(a)s que acreditam que vieram aprender a fazer bonecos.

Entretanto ao utilizarmos recursos simples como jornal, cordão e/ou fita adesiva e sacolinhas de supermercados, os participantes começam a entender que não é o boneco bonito que faz a mágica acontecer. O jogo do movimento inerente ao boneco, e que vai sendo incorporado pelos participantes é que vai constituindo a mágica dos bonecos.

Em Teresina tivemos um grupo muito grande, mais de trinta pessoas, todas dedicadas ao ensino infantil. No bate papo inicial pude perceber que era desejo de todas a utilização do aprendizado em sala de aula. Não levamos nenhuma fórmula mágica, mas o uso de materias simples, como os acima citados, tornou-se um forte elemento de reflexão para este grupo. "Foi super enriquecedor saber que com um pouco de jornal, matrial que qualquer pessoa pode conseguir, podemos criar um ambiente de descontração e criatividade", diz uma das professoras presente.

De Boa Vista para Teresina um incidente modificou a trajetória da oficina. Parte do material utilizado como recurso didático foi extraviado pela TAM e não chegou ao seu destino. Uma pena que o pessoal de Teresina e Floriano tenham conhecido a minha partner inseparável: a Heleninha. Ela tem um papel fundamental na oficina, mostrar o verdadeiro significado do encantamento no teatro de bonecos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário